Osteoporose

0
277

O que é Osteoporose?

Osteoporose é uma doença silenciosa onde os ossos ficam mais fracos e frágeis. Há risco de fratura ao mínimo trauma. A Osteoporose por si só não provoca dor. A dor ocorre quando o osso quebra.

Que pessoas tem predisposição a Osteoporose?

A maioria  dos casos ocorre em mulheres após a última menstruação. Nos homens podem ocorrer por deficiência de hormônios masculinos.

O que causa a Osteoporose?

Fatores genéticos, deficiência de hormônios femininos e masculinos, hipercalciúria  familiar (saída de cálcio em excesso na urina), uso abusivo de corticoides, orais ou injetáveis, dieta pobre em cálcio e vitamina D,, sedentarismo ( pessoas que não fazem exercícios físicos), doenças como hiperpatireoidismo, canceres, , infecções nos ossos, tabagismo, uso de café e bebidas alcoólicas em excesso e fatores genéticos.

Os fatores de risco aumentam com a idade. Se familiares como a mãe, avó, irmãs tem osteoporose ou já quebraram algum osso, ou se os ossos são pequenos, as chances de fratura aumentam. As raças branca ou oriental são as mais predispostas.

A Osteoporose é uma doença grave?

É considerada uma doença de saúde pública pelo custo dos procedimentos hospitalares e pelo risco de morte. Após fratura de quadril 12% morrem em 3 meses e 50% em 01 ano.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pela densitometria óssea e pelo RX ou Tomografia computadorizada quando ocorre fratura.

Como é o tratamento da Osteoporose?

Tratamento é feito com dieta rica em cálcio, suplementação de cálcio e vitamina D, Calcitonina de Salmão , Alendronato sódico, Risedronato, Ácido Zolendrônico, Teriparatida e Denosumabe.

Exercícios físicos são essenciais para formação óssea. O fortalecimento muscular ajuda a melhorar o equilíbrio evitando quedas.

DEIXE UMA RESPOSTA