Artrose ou Osteoartrose ou Osteoartrite

0
497

As 3 palavras nomeiam a mesma doença.

 O que é Artrose (OA)?

A Artrose é o tipo de reumatismo mais frequente em todo o mundo. A frequência é tão grande que o reumatologista é tido como médico de pessoas idosas.

Quem pode ter Artrose?

Acomete 20 em cada 100 pessoas e é a terceira causa de afastamento do trabalho. É mais comum em mulheres e aumenta a frequência a partir dos 40 anos. Praticamente todas as pessoas acima de 65 anos tem “bicos de papagaio” e outras alterações ao RX, mas apenas cerca de 10% tem dor e incapacidade para atividades em casa e no trabalho.

Artrite Reumatoide 3

O que pode facilitar o aparecimento de Artrose?

A idade avançada, obesidade, menopausa, cirurgia anterior, traumas, lesões esportivas e no trabalho, juntas muito elásticas como acontece com os contorcionistas de circo, atletas da ginástica artística ou bailarinas e doenças como Artrite reumatoide e Espondilite Anquilosante são fatores predisponentes.

O que causa a dor nas juntas?

Os defeitos ou fissuras na cartilagem articular são os motivos da dor e inflamação local. A cartilagem  é uma capa de material branco na ponta dos ossos localizadas nas juntas. Permite o deslizamento de um osso sobre o outro e consequente movimento. Para exemplificar é só lembrar da cartilagem na ponta de uma coxa de frango.

O corpo, na tentativa de consertar as fissuras, começa a formar um material mais duro, que calcifica e origina cistos e osteófitos, na  forma de bicos de papagaio. Com a destruição da cartilagem, o espaço entre os ossos diminui até se colarem e a articulação diminui ou perde a função.

Quais articulações podem ser acometidas?

As articulações mais acometidas são a das mãos, dedão do pés (joanete), joelhos, quadril, coluna lombar e cervical (pescoço).

Quais os sintomas da Artrose?

O quadro inicial é dor e rigidez, por menos de 30 minutos, após repouso. Nos joelhos e quadris os pacientes queixam inicialmente de dor para subir e descer escadas ou ficar de pé por muito tempo. A pessoa sente dor ao movimento, que piora com a mudança de tempo, frio ou chuva. Com a evolução , além da dor, podem ocorrer inchaço , limitação de movimentos e deformidades.

Qual o tratamento da Artrose?

O Tratamento visa manter a mobilidade, independência e qualidade de vida. Fisioterapia, Pilates, exercícios físicos de baixo impacto e musculação são de grande valia para deixar a musculatura forte e diminuir a carga na junta. Analgésicos e anti-inflamatórios devem ser usados para alívio da dor sempre  com acompanhamento médico devido ao risco de efeitos colaterais.

Medicamentos para reduzir a evolução da Artrose como a Diacereína, Sulfato de Glicosamina, Piascledine e Hidroxicloroquina podem ser usados.

Infiltração intra-articular com Hexacetonida de triancinolona ou Ácido Hialurônico tem demonstrado alívio da dor, inflamação, melhora da mobilidade e qualidade de vida.

Em casos selecionados a colocação de próteses pode ser a única alternativa.

DEIXE UMA RESPOSTA