Lombalgia

0
694

O que é Lombalgia?

A Lombalgia significa dor na coluna lombar. Cerca de 80% das pessoas vai ter lombalgia pelo menos uma vez durante a vida e 20% desenvolvem dor lombar crônica com prejuízo da qualidade de vida pessoal, social e profissional. Existem várias estruturas da coluna que podem ser fonte de dor como ossos, tendões, ligamentos, articulações, compressão de raízes nervosas por disco vertebral e músculos.

Uma análise cuidadosa com descrição dos sintomas e exame físico é necessária para o diagnóstico.

Exames mostrando abaulamentos e protusões significam que o paciente tem hérnia de disco?

Exames de tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética demonstrando abaulamentos e hérnias, na maioria das vezes, não correspondem ao quadro de dor e incapacidade. Distúrbios psicoafetivos ou insatisfação no trabalho contribuem para a perpetuação do quadro de dor.

Quais são as causas mais comuns de dor lombar?

As causas mais comuns de lombalgia em um adulto jovem, abaixo de 40 anos são espondiloartropatia soronegativa e hérnia de disco. Acima dos 50 anos a causa mais comum é a Artrose.

Qual o tratamento?

O tratamento visa o controle da dor e reabilitação. Analgésicos e anti-inflamatórios, corticoides, relaxantes musculares, infiltrações em casos de artrose e estenoses de canal medular, fisioterapia e mudança de hábitos são indicados.

Apenas 1 a 2% dos pacientes com lombalgia crônica se beneficiam com a cirurgia.

Atitudes negativas e ganhos secundários mesmo de maneira inconsciente dificultam a melhora do quadro.

DEIXE UMA RESPOSTA