Gota

0
1059

O que é Gota?

A Gota é uma doença inflamatória causada pela presença de cristais de ácido úrico na articulação. Isso ocorre porque o corpo da pessoa com Gota produz quantidades grandes de ácido úrico, por deficiência de uma enzima destruidora deste metabólico originário de proteínas das carnes, churrasco, peixes de água salgada, cordeiro, camarão, miúdos e grãos em geral.

Quem tem Gota pode beber cerveja, vinho e cachaça?

A ingestão de bebidas alcoólicas diminui a eliminação do excesso de ácido úrico pelos rins. Desta maneira, os valores de ácido úrico ficam muito elevados no sangue podendo passar para dentro da junta e causar uma crise de artrite extremamente dolorosa.

Como aparece a Gota?

A primeira crise acontece, na maioria das vezes, por volta de 30 a 45 anos, predominantemente em homens, e , em 50% dos casos, na articulação do dedão do pé.  A dor é tão intensa que não dá nem para tocar o lugar. O local fica quente, inchado  e vermelho. A pessoa acha que torceu ou fraturou o pé. A crise dura de 3 a 7 dias e pode desaparecer por 6 meses a 2 anos. Quando retorna passa a acometer outras juntas como o dorso do pé, tornozelo e joelho. A cada crise a junta vai sendo destruída e, se a doença não for tratada e controlada, o paciente pode evoluir com dor permanente nas articulações e ficar restrito a uma cadeira de rodas.

Todos que tem ácido úrico aumentado no sangue vão ter Gota?

Não. Apenas de 10% a 15% das pessoas que tem ácido úrico aumentados no sangue terão Gota.

O ácido úrico só acomete as juntas? 

Os cristais podem se transformar em cálculos ou se depositar nos rins prejudicando o seu funcionamento.

O Colesterol pode estar aumentado nas pessoas com Gota?

Não apenas o colesterol, mas também triglicérides e açúcar podem elevados no sangue.

Como se trata a crise de Gota?

O tratamento visa o controle da inflamação e dor com anti-inflamatórios e, às vezes, corticóides.  É importante iniciar logo com  um medicamento chamado colchicina, que diminui o período da artrite.

É possível prevenir as crises de artrite?

A prevenção é realizada com úrico-redutores ou úrico-excretores receitados pelo reumatologista.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTendinites e Bursites
Próximo artigoArtrite Reumatoide
Dra. Marcia Veloso Kuahara
Graduada em Medicina. Residência em Clínica Médica e Reumatologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Mestre e Doutora pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Médica e Professora de Medicina por mais de 20 anos. Coach com Certificado Internacional em Neurocoaching, (Results Coaching System –Neuroleadership group). Qualificada nos instrumentos: MBTI, MBTI Step II, Birkman, Firo-B, TKI e EQi 2.0 (Inteligência Emocional). Sócia-Diretora da Wellnex.

DEIXE UMA RESPOSTA