Artrite Reumatoide

0
1093

O que é Artrite Reumatoide?

A Artrite Reumatóide é uma doença que causa inflamação das articulações das mãos, pés, punhos, cotovelos, tornozelos, joelhos, mas pode acometer qualquer articulação até mesmo a ATM (articulação têmporo-mandibular) responsável pela abertura da boca.

O que causa a Artrite Reumatóide?

Fatores genéticos parece estar relacionado ao aparecimento da doença. A doença é comum em familiares. Vários vírus foram implicados na precipitação da doença, inclusive o vírus da Chikungunya.

índice

Ë uma doença frequente?

Sim. Cerca de 1 em cada 100 pessoas tem Artrite Reumatóide.

É mais comum na mulher?

Acomete de 3 a 5 mulheres para cada homem. O início é mais frequente de 30 a 50 anos. Nas crianças é chamada de Artrite idiopática Juvenil.

Quais são os sintomas da Artrite Reumatoide?

Inicialmente, aparece dor leve e dificuldade para movimentar as mãos  pela manhã ( rigidez matinal) evoluindo para acentuação da dor, inchaço, calor e até vermelhidão das articulações acometidas. O mesmo quadro de artrite pode ocorrer em praticamente todas as articulações inclusive na coluna, principalmente na região do pescoço.

Artrite Reumatoide 1

A doença pode causar deformidade nas juntas?

A artrite é crônica e fixa, não fica mudando de lugar. O inchaço tem a consistente de uma bola de borracha.

Se não tratada a inflamação invade a cartilagem e os tecidos próximos às juntas e destrói a articulação causando deformidades e limitação de movimentos. As deformidades prejudicam a mobilidade e a realização de atividades da vida diária.

A doença pode aparecer em outros órgãos do corpo?

A doença pode acometer os olhos, os pulmões, coração, pele, vasos sanguíneos, baço ( Síndrome de Felty). Raramente acomete os rins. Na maioria das vezes, quando ocorre problemas nos rins  é devido ao uso abusivo de anti-inflamatórios sem controle médico.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da Artrite Reumatoide é feito através de critérios diagnósticos que combinam os sintomas de artrite, exame físico realizado pelo reumatologista, RX compatível, presença de Fator reumatoide (FR) no exame de sangue e biópsia da articulação em caso de dúvida. O FR por si só não valida ou exclui a doença. Cerca de 25% dos pacientes com Artrite Reumatoide tem FR negativo. E existem pessoas com FR positivo que não tem a doença. O FR aparece em idosos e em pacientes com outras doenças autoimunes como Tireoidite, Hepatite, Cirrose, Síndrome de Sjögren , Lúpus Eritematoso Sistêmico, entre outras.

A Artrite Reumatóide tem tratamento?

Sim e o tratamento tem evoluído muito. Antigamente era muito comum ver pessoas em cadeiras de rodas devido a destruição causada pela Artrite reumatoide. Hoje, com acesso a médicos especialistas, tratamento com medicamentos corretos e reabilitação, as chances da doença entrar em remissão ( ficar sem sintomas) é muito grande. O uso de corticoide e anti-inflamatórios são necessários no início da doença para controlar a dor e a inflamação.

Para controlar a autoimunidade  são utilizados medicamentos como imunossupressores. Em casos rebeldes deve-se utilizar agentes biológicos, sob a forma de injeções, um grande avanço da medicina moderna.

Artrite inicial 3

A pessoa pode parar de usar remédios algum dia?

Quando os sintomas tiverem controlados, o anti-inflamatório e o corticoide devem ser diminuídos até a retirada completa, para evitar efeitos ruins como diabetes, ganho de peso, Osteoporose, problemas de coração, insuficiência renal e outros.  A maioria dos pacientes mantém o uso de imunossupressores para manter a doença inativa.

Além de remédios há algum outro tipo de tratamento?

Sim. A fisioterapia é muito importante para manter a articulação funcionando. Nos casos mais graves pode ser necessário a colocação cirúrgica de próteses.

DEIXE UMA RESPOSTA